EMENTA
Criação:
- Visão e oportunidades;
- Estamos na Era do Conhecimento e da Emoção uma grande oportunidade para os projetos culturais e socioculturais;
- A Economia Criativa abre novas possibilidades: turismo cultural, cultura e tecnologia, gastronomia típica e outras;
- Como se dá o processo criativo para construção de um projeto viável?
- Foco social / benefício transformador.
Planejamento:
- Uma ideia de um projeto deve ser planejada, pesquisada, para conquistar parceiros e se realizar no mercado;
- Qual o diferencial do seu projeto?
- Estratégia de Engenharia Cultural – estudo do mercado, do interesse patrocinador e investidor. O quê patrocinam? A que público atendem? Quem decide? Possuem uma política de patrocínio definida? Como chegar ao patrocinador?
- Rede de contatos é o “caminho das pedras” – como formá-la?
- 50 dicas de Engenharia Cultural – da ideia de criação de um projeto à sua viabilização no mercado.
Mercado:
- Você tem medo do mercado? Cada segmento da cultura, das artes, da Economia Criativa tem seu próprio mercado;
- Estudo do mercado – Como conquistá-lo? Quem influencia quem decide?
- A empresa que faz, pensa e sente;
- O perfil da equipe de gestão, produção e de administração;
- Como ampliar o público e manter patrocinadores e investidores?
- Comunicação eficiente, tradicional e alternativa – redes sociais.