Como produzir e viver da arte, mesmo em tempos de crise?

Você vai trocar informações e aprender com quem viabiliza projetos culturais, inclusive com interface nas áreas: social, ambiental, educativa e turística há 25 anos. A sua ideia, o seu projeto será discutido com você nas aulas e em consultorias específicas. Os professores apontarão caminhos estratégicos para a viabilização de seus projetos utilizando a metodologia que denominamos “Engenharia Cultural”.

Nossa proposta é aberta a todos que atuam na área cultural e da Economia Criativa em todos os segmentos: teatro, dança, música, artes cênicas, circo, folclore, literatura, artes plásticas, preservação do patrimônio, cultura popular, gastronomia típica, tecnologia, história, turismo cultural, cultura e educação, sociocultural, meio ambiente, moda e outras. Aberto para gestores públicos e privados, dirigentes de empresas patrocinadoras, prestadores de serviço, para quem já trabalha no setor e para quem deseja entrar nesta área.

O curso vai apresentar oportunidades, que estão aí, aguardando novos projetos, mesmo em tempo de crise. Para que uma ideia se transforme em projeto é preciso planejar, pesquisar, mergulhar no seu conteúdo, enxergar adiante o potencial patrocinador, apoiador, investidor e o público beneficiado. Precisamos conhecer quem patrocina. A empresa aprendeu a pensar e a fazer. Precisa nesta nova era aprender também a sentir. “Se o projeto é um plug e o patrocinador uma tomada. Vamos aprender a fazer benjamins” – diz o instrutor Fernando Portella.

Como elaborar projetos diferenciados e negociar com as personalidades patrocinadoras através da “Teoria do Eneagrama” – uma ferramenta que multiplica por dez os nossos resultados. O professor Mário Margutti vai mergulhar na elaboração de um bom projeto identificado com o perfil do patrocinador.

Vamos percorrer todo o ciclo da produção de um projeto, etapa por etapa e apresentar 50 dicas de Engenharia Cultural. Vamos compreender a importância da montagem de uma Rede de Parcerias.

“Elaborar um bom projeto não garante uma boa execução”, afirma Zeca Barros, que vai instrumentalizar você para uma gestão vitoriosa, desde o inicio da realização até a entrega final.

Francis Miszputen irá descomplicar a elaboração e o controle de orçamento no módulo “os números humanos”, trazendo para você a tranquilidade de que o dinheiro vai durar até o final da execução e a prestação de contas deixará de ser um pesadelo.

Sejam bem vindos!

Clique aqui para ver os módulos desse curso

Instituto Cultural Cidade Viva é parceiro do SESI Cidadania em oficina de Empreendedorismo Cultural

O braço cultural do Programa SESI Cidadania, do Sistema Firjan, ampliou sua atuação para contemplar, também, o empreendedorismo e a empregabilidade nas ações que promove. A intenção é aumentar as chances de sucesso dos participantes das atividades no mercado de trabalho. Neste processo de evolução, outra parte importante é o estabelecimento de parcerias com algumas instituições. “O desafio é encontrar um parceiro que agregue às oficinas sua expertise no setor da cultura, mas também conhecimento na área social”, conta Luciene Rocha, analista cultural do SESI Rio. O parceiro escolhido para a ‘Oficina Cultura SESI Cidadania – Empreendedorismo Cultural’ foi o Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV).

Os 30 participantes são moradores das comunidades do Alemão, Chapéu Mangueira/Babilônia, Coroa/Fallet/Fogueteiro, Escondidinho/Prazeres, Mangueira, Manguinhos, Providência, Rocinha, Santa Marta e Vidigal/Cerro Corá e foram selecionados pelo próprio SESI. Todos os jovens estão envolvidos com iniciativas culturais e sociais em áreas como dança, música, eventos, audiovisual, esportes, teatro, museus comunitários, grafite, identidade cultural e patrimônio imaterial.

A ideia não é capacitar ninguém, apenas instrumentalizamos esses empreendedores incríveis para potencializar um trabalho cada vez mais profissionalizado na produção cultural, que eles já realizam. O objetivo é trazer os produtores para um convívio nas nossas instalações, tirá-los da sala de aula tradicional e de dentro da própria comunidade, tem sido uma experiência riquíssima e altamente renovadora para todos os envolvidos.

Clique aqui para ver os módulos desse curso