Exposição
'Conservatória - O meu lugar'

Lugares, memórias & afetos | Patrimônio afetivo é tudo aquilo que envolve a representatividade da herança cultural de uma comunidade. Nasce quando os moradores de uma localidade se identificam com o lugar, se apropriam dele e se sentem estimulados a preservar e contar histórias que representam as vivências e saberes que valem a pena repassar para as próximas gerações. A beleza do conceito está na participação, no sentimento de apropriação que considera tanto percepções particulares quanto coletivas, na relação das pessoas com o seu território.

A exposição ‘Conservatória – O meu lugar’, mostra que integra o projeto cultural Vale do Café: conexões e patrimônio’, vai mapear locais, práticas, manifestações e um jeito de ser enraizados na memória emocional de quem vive ou possui laços com o encantador distrito de Valença, no Rio de Janeiro.

“O patrimônio pode ser visto como um nome que se dá aos tesouros de uma pessoa, de um grupo, de um país ou de grandes coletivos, como o que chamamos de ‘humanidade’.”  

Regina Abreu, 2016.

Quer acompanhar as atividades da exposição ‘Conservatória – O meu lugar’ e conhecer mais ações do projeto cultural ‘Vale do Café: conexões e patrimônio’?

Acesse as mídias sociais do Instituto Cultural Cidade Viva, entre no grupo de WhatsApp e participe dessa jornada:

Inscrições Encerradas!

© Instituto Cultural Cidade Viva 2024. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por:

Logo Final mm studio-Horiz-01

Como podemos ajudar?