cidadevivainstituto

O Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) oferece cursos de formação em gestão cultural para o mercado brasileiro. Todas as realizações concretizadas ao longo de 25 anos de experiência geraram um conhecimento precioso, uma metodologia que se renova de forma contínua, a qual consideramos fundamental difundir para todos. Ao fortalecer o mercado da arte e da cultura promovemos o desenvolvimento, inclusive econômico, com sustentabilidade, e contribuímos para ampliar o nosso espaço de trabalho.

A partir de 2003, o Instituto Cultural Cidade Viva passou a atuar também como uma ’Rede de Parcerias‘, por meio de artistas, agentes e produtores de excelência do mercado cultural nacional e das áreas que fazem interface com a cultura para a criação e a implantação de projetos conjuntos.

Nossa metodologia, que pode ser aplicada tanto no menor e mais distante município deste país, quanto em grandes capitais, é capaz de incorporar valores de uma típica área rural ou de uma complexa comunidade de baixa renda absorvendo as questões locais, as particularidades e as dificuldades.

Esse trabalho, já aplicado em 11 estados brasileiros, principalmente em cidades do interior, gerou muita troca e conhecimento. Montamos um extenso banco de experiências de sucesso, de oportunidades de mercado e de formas inteligentes de se trabalhar arte e cultura, em parceria com outros setores de desenvolvimento, como turismo, esporte, meio ambiente, educação, gastronomia, artesanato, urbanismo, ciência e tecnologia, lazer e o terceiro setor.

Es
Pa
Ço

Instituto Cidade Viva - Cursos

Localizado na culturalmente vibrante Praça Mauá, coração do Centro Histórico do Rio de Janeiro, os cursos são oferecidos na sede do Instituto Cultural Cidade Viva. Um ambiente de trabalho com uma bela área verde, dedicado à criação, desenvolvimento de projetos e negócios culturais. Nossa estrutura dispõe de um aprazível espaço de 300m², com uma arquitetura que favorece a integração de equipes, compartilhamento de ideias, contribuindo ainda mais para a dinâmica dos nossos cursos.

Se você procura um local para realizar eventos corporativos ou reuniões com clientes, entre em contato. Venha bater um papo e tomar um cafezinho conosco. A troca de ideias, o networking e o café são por conta da casa!

Colaboradores

Nossos colaboradores são acadêmicos e/ou profissionais da área que irão transmitir conhecimento prático e teórico para os diversos assuntos de nossos cursos. Durante um período, você também poderá contar com a consultoria individual do colaborador do seu curso/módulo.

Fernando Portella

Residente - Cultura

Gestor executivo da empresa Engenharia Cultural (25 anos), do Instituto Cultural Cidade Viva (19 anos) e da Editora Cidade Viva (7 anos). Consultor em Economia da Cultura do SEBRAE RJ (19 anos), tendo desenvolvido projetos em 11…

SAIBA MAIS SOBRE O PROFESSOR

Mário Margutti

Residente - Cultura

Presidente do ICCV – Instituto Cultural Cidade Viva Jornalista da área cultural – Bacharel em Comunicação pela UniverCidade Unidade Ipanema / Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ – Responsável, durante 7 anos,…

SAIBA MAIS SOBRE O PROFESSOR

Zeca Barros

Residente - Cultura

Mestre em Artes pela Tufts University Bacharel em Música pela Berklee College of Music em Arranjo e Música para Cinema Consultoria, produção e gerenciamento de projetos culturais no Brasil e nos EUA para diversas instituições e empresas…

SAIBA MAIS SOBRE O PROFESSOR

Francis Miszputen

Residente - Cultura

Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC/FGV. Experiência de mais de 30 anos em gestão estratégica de instituições que lidam com ativos intangíveis. Desde 2004 no ICCV, responsável pela Produção Executiva e, nos últimos 5…

SAIBA MAIS SOBRE O PROFESSOR

Yuri Maia

Residente - Cultura

Bacharel em Ciências Sociais – Política e Produção Cultural pela Universidade Cândido Mendes – IUPERJ Especializações em História da Arte e Fotografia pelo Instituto Michelangelo, em Firenze, Itália. Extensão em Music Business – Empreendedorismo e Inovação – pela…

SAIBA MAIS SOBRE O PROFESSOR