PARQUE ARQUEOLÓGICO E AMBIENTAL DE SÃO JOÃO MARCOS

| Patrimônio Cultural e Ambiental|

descricao_iccv_site_-realizacoes_guia_rio

Revitalização das ruínas da antiga cidade de São João Marcos. Gestão, coordenação e produção das atividades do Parque. Projetos de arquitetura, paisagismo, reflorestamento e complementares. Pesquisa histórica, antropológica e arqueológica. Design gráfico, museologia e museografia. Montagem de maquete da antiga cidade. Registros com depoimentos de ex-moradores e produção de vídeos documentários. Construção do Centro de Memória, cantina com receitas típicas coletadas junto a ex-moradores da região e anfiteatro. Mobilização da rede de escolas públicas para implantação de um Programa de Educação Patrimonial. Sinalização. Edição de livro sobre a história de São João Marcos.

Correalização: Instituto Light.
Patrocínio: Light, Secretaria de Estado de Cultura RJ – Lei Estadual de Incentivo à Cultura e BNDES – Créditos Sociais.
Parcerias: INEPAC, Prefeitura Municipal de Rio Claro, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, INEA, IPHAN, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Eletronuclear.

lateral_site_iccv_sjm

lateral_site_iccv_sjm2

O Parque tem uma área para observação de pássaros que atrai ornitólogos e amantes da fotografia e natureza.

O Programa de Educação Patrimonial do Parque já atendeu a mais de 20 mil crianças da região.

A construção do campo de futebol resgatou a história do time da antiga cidade, o Marcossense Futebol Clube.

E ainda foram produzidos quatro vídeos documentários: A História de São João Marcos, Mulheres de São João Marcos, Fagundes Varela – Poeta de Rio Claro e Os Afromarcossenses.

Um dos equipamentos culturais mais visitados do interior fluminense, o Parque é frequentado por moradores da região, visitantes de outras cidades e até de outros países e continentes.

Em 2013, São João Marcos recebeu os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude e, em 2015, um grupo de intercâmbio da França, além de turistas de outras partes do mundo, como os Estados Unidos, Alemanha e Suécia, dentre outros.

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos também produziu as exposições itinerantes Mulheres de São João Marcos e Pereira Passos: Cidadão de São João Marcos, que já foram exibidas em centros culturais dos municípios de Piraí, Rio de Janeiro e Volta Redonda.

lateral_site_iccv_sjm4

lateral_site_iccv_river_linha

PRÊMIOS:

Rodrigo Melo Franco de Andrade/2011
Reconhecido como a mais importante premiação nacional relativa à preservação do patrimônio natural e arqueológico. Concedido pelo Ministério da Cultura / Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional – IPHAN.

Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial/2012
Concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Cultura do Governo do Rio de Janeiro/2013-2014
Concedido pela Secretaria de Estado de Cultura do RJ (Júri Popular).

Marketing Contemporâneo/2014
Categoria Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Concedido pela Associação Brasileira de Marketing e Negócios.

Prêmio Todos Por Um País de Leitores/2015 e 2016
Concedido pelo Ministério da Cultura.

Com parcerias e ações conjuntas, conseguimos estabelecer o fortalecimento da imagem do projeto nas esferas municipal – notadamente com Rio Claro – e estadual, através de parcerias com a Secretaria de Estado de Cultura RJ e com o Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA).

A Cerimônia de entrega do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade/2011 contou com a presença de Luis Fernando de Almeida, Presidente do IPHAN, Luís Felipe Amaral (Light), Fernando Portella (ICCV), Ana de Holanda, então Ministra da Cultura e Mozart Vitor Serra, ex-diretor da Light.

001

lateral_site_iccv_river_linha

002

Em 2014 foram feitos investimentos, da Light e do BNDES, que resultaram em 30 benfeitorias no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos. As obras visaram principalmente a requalificar o circuito de visitação às ruínas remanescentes da antiga cidade e a criar novos atrativos para os visitantes.

006

 

003A antiga casa do Capitão-Mor, que também foi escola e sede de um dos clubes da cidade, teve parte da sua fachada reconstituída e o piso do seu interior evidenciado.

004As torres da Igreja Matriz foram estabilizadas e o calçamento frontal restaurado.

005O busto do ex-governador do Rio de Janeiro, Feliciano Sodré, importante marco histórico de São João Marcos, foi trazido de volta e recolocado no seu lugar de origem.

Também em 2014 foi criada uma nova área para o visitante do Parque e para o lazer e a educação infantil, onde destacam-se: um Mirante, uma Horta Orgânica, um Viveiro de Mudas e o Espaço Obra Escola. Um espaço lúdico, onde as crianças são estimuladas a respeitar e a interagir com o meio ambiente.

008

007

CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!