Você já percebeu o quanto a sua história está ligada ao local onde você nasceu, cresceu, viveu ou simplesmente passou em algum momento de sua vida? Você sabe o quanto a sua história é importante para aquele lugar? Quantas pessoas conhecem a sua história? Quantas memórias formam a memória de um lugar?
O verde do mar, o apito do trem, o sabor do peixe com banana. Mangaratiba é uma trama de sensações! Esta mostra reúne e apresenta narrativas gentilmente compartilhadas em rodas de conversas e no site vivenciasememoria.com.br que continua aberto para acolher a sua versão da história. As generosas colaborações representam fios entrelaçados. Compõem a malha da vida local, costurando a nostalgia de ontem, a realidade de hoje e a esperança em um amanhã melhor.
Nessa rede de pescador, o nó da lembrança do carnaval no clube se conecta com a festa da igreja, que se enrosca com o encontro no coreto, que desperta o gosto da bananada que adoça o duro cotidiano do caiçara e do quilombola. Toda história contada merece uma escuta atenta e sensível. E foi com esse espírito que a equipe do projeto percorreu os distritos de Mangaratiba para registrar trajetórias de vida e o vínculo afetivo das pessoas com a região. Verdadeira experiência de interesse e empatia, antídoto contra a indiferença.
A realização do projeto Vivências e Memória Mangaratiba é do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), que conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. É um privilégio valorizar e fazer parte da história dessa comunidade tão rica em culturas, particularidades e desafios pela frente.
Realização: Instituto Cultural Cidade Viva
Patrocínio: Instituto Cultural Vale
Parcerias: Prefeitura Municipal de Mangaratiba e Fundação Mário Peixoto