
Estruturado em cinco partes: Introdução, Ambiente Físico, Ecossistemas, Biota e Conservação dos Ecossistemas, em que são relevados aspectos da geologia, céu, clima, fauna, flora, rios, lagoas, lagos e meios possíveis de preservação desses sistemas, o livro traz textos de autores profissionais atuantes nos campos urbano e ambiental, professores e pesquisadores vinculados a centros acadêmicos e de gestão ambiental como a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e o Observatório Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Concepção: Mozart Vitor Serra e Maria Teresa F. Serra.
Patrocínio: LIGHT, Secretaria de Estado de Cultura RJ – Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Vendido das principais livrarias do Rio de Janeiro.









A metodologia Engenharia Cultural é apresentada ao longo das 144 páginas da publicação, como um instrumento eficiente na viabilização de projetos. O livro apresenta oportunidades de negócio do mercado cultural e suas interfaces com outros setores, como o turismo, a área social, a educação e o meio ambiente.
O autor orienta também artistas e produtores culturais para a superação de dificuldades comerciais: “O mercado é um lugar de trocas. Portanto, troque sua arte por recursos para fazer mais arte, sem aviltar a criação”.
Autoria: Fernando Portella.
Vendido das principais livrarias do Rio de Janeiro.
Disponível também em e-book: clique aqui


Livro infanto-juvenil que conta, com riqueza de imagens e poesia, a história de um menino em uma aldeia fictícia chamada Ventania, seus problemas e sua força para superá-los.
A simplicidade literária da obra convida o leitor para uma viagem fantástica ao fundo do mar de cada um.
Autoria: Fernando Portella.
Ilustração: Marcello Damm.
Vendido das principais livrarias do Rio de Janeiro.
Disponível também em e-book: clique aqui


Concepção e articulação, através do Instituto Cultural Cesgranrio, para a realização de 100 eventos de música, teatro e dança em 14 universidades do estado do Rio de Janeiro.
Correalização: Fundação Cesgranrio.
Patrocínio: IBM Brasil.

Planejamento e realização da Feira, no Riocentro, através da Fundação Cesgranrio, com a instalação de 515 estandes para mostra e venda de produtos culturais, realização de 50 espetáculos musicais e participação de 30 mil pessoas.
Correalização: Instituto Cultural Cesgranrio.
Patrocínio: Fundação Cesgranrio e Petrobras.

Administração cultural do Festival de Música do Estado do Rio de Janeiro, valorizando novos artistas, músicos e compositores.
Correalização: Secretaria de Estado de Cultura RJ.
Patrocínio: Telemar.