FÓRUM NACIONAL

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Elaboração e enquadramento na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Fórum Nacional e do Fórum Especial – Painéis Culturais.

O Fórum Nacional, idealizado e realizado desde 1988 pelo Ministro João Paulo dos Reis Velloso, visa a oferecer propostas concretas para a modernização e desenvolvimento da sociedade brasileira.

Concepção, Direção e Produção: Instituto Nacional de Altos Estudos – INAE
Patrocínio: LIGHT e Secretaria de Estado de Cultura RJ – Lei Estadual de Incentivo à Cultura

FÓRUNS DE CULTURA

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Os Fóruns de Cultura foram a base para a criação da Engenharia Cultural e do Instituto Cultural Cidade Viva. Nesses encontros, que reuniam agentes culturais públicos e privados para troca de experiências, foram construídos os alicerces da metodologia celular utilizada no Programa Empreendedor Cultural do Sistema SEBRAE. Este conhecimento serviu para implantação do Programa Empreendedor Cultural e dos Polos de Turismo Cultural. Os resultados destes encontros são ainda utilizados na montagem de políticas municipais e de Estado.

Algumas conquistas dos Fóruns de Cultura: criação do primeiro Fundo Municipal de Cultura do país (Petrópolis,RJ e Resende, RJ) e de diversos Conselhos de Preservação do Patrimônio, que protegeram inúmeros bens históricos no Rio e em Minas Gerais. Promoção e transformação de antigas estações ferroviárias em centros culturais. Edição de diversas leis municipais de incentivo à cultura que estabeleceram um mínimo de 2% dos orçamentos municipais para a cultura. Dezenas de projetos foram viabilizados através desta integração.

Parcerias: Petrobras, SEBRAE/RJ, LIGHT e Fundação Cesgranrio.

PLANO DE ENGENHARIA CULTURAL – INSTITUTO CULTURAL CESGRANRIO – ICC

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Elaboração do plano de engenharia cultural para a Fundação Cesgranrio e consultoria para implantação do seu Instituto Cultural, através da Engenharia Cultural, com o objetivo de desenvolver projetos integrados de cultura e educação.

O ICC criou a Comissão de Cultura Cesgranrio, formada por representantes de empresas patrocinadoras e personalidades do Rio de Janeiro, o que possibilitou o desenvolvimento de diversos projetos. Além disso, e fruto do trabalho, elaborou o Plano de Marketing Cultural para viabilização da peça de teatro Mulheres de 30 (1995), dirigida por Domingos de Oliveira, para a qual obteve patrocínio do Banco Bandeirantes, e realizou, entre outros eventos, 30 apresentações musicais no auditório da sede da Fundação Cesgranrio.

Correalização: Fundacão Cesgranrio

PLANOS DE MARKETING CULTURAL DE FILMES

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Elaboração do plano de marketing cultural e captação de recursos para viabilização do filme de ficção, inspirado na vida de Juscelino Kubitschek, com roteiro e direção de Zelito Vianna.

Producão: Mapa Filmes e Caribe Produções (Rede ICCV Brasil).
Patrocínio: Petrobras, via Lei Rouanet.

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Elaboração do plano de marketing cultural e captação de recursos para viabilização do filme dirigido por Cláudio MacDowell (Rede ICCV Brasil). O filme recebeu os prêmios HBO Brasil de Cinema 97, Resgate do Cinema Brasileiro, do Ministério da Cultura e Hubert Bals Fund, no Festival de Rotterdam-Holanda.

Producão: Ara Filmes, Imágica Produções e Quanta (Rede ICCV Brasil).
Patrocínio: Petrobras.

Elaboração do plano de marketing cultural e captação de recursos para viabilização do filme, dirigido por Zelito Vianna, sobre a vida do músico e compositor.

Producão: Mapa Filmes e Caribe Produções (Rede ICCV Brasil).
Patrocínio: Petrobras, via Lei Rouanet.

PLANO DE TURISMO CULTURAL LAVRADIO

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Apoio técnico à ACCRA – Associação dos Comerciantes do Centro do Rio Antigo, idealizadora do projeto. Pesquisa e consultoria para a construção do Polo. Coordenação de seminário com empresários locais. Articulação de parcerias, tendo como base a transformação de antiquários em casas de espetáculos ao vivo e em espaços culturais.

Promoção de eventos artísticos na Feira do Rio Antigo por meio do projeto Caravana Cultural LIGHT e realização de intervenções culturais através da Rede de Agentes Culturais Rio – RAC/RIO. Projeto e intervenções a cargo de Engenharia Cultural.

A Rua do Lavradio, atualmente, é um dos mais importantes polos de atração turística da cidade, contando com a liderança da ACCRA e o apoio de diversas instituições públicas e privadas.

Correalização: SEBRAE/RJ
Parceria: LIGHT.

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PLANO DE MARKETING SOCIOCULTURAL TCO/NBT

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Elaboração do primeiro plano de marketing sociocultural do país, para a Tele Centro-Oeste Celular e Norte Brasil Telecom (hoje Vivo), que definiu os critérios de patrocínio na área da cultura e do terceiro setor dessas empresas, com atuação em 12 estados brasileiros.

Patrocínio: TCO e NBT.

PLANO DE ENGENHARIA CULTURAL PARA COLEÇÃO TUPINAMBÁ DE MODA PRAIA

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Construção de um plano de engenharia cultural envolvendo pesquisa e resgate histórico do simbolismo dos índios Tupinambás que viveram na região de Cabo Frio/RJ. Transferência desse conhecimento para a figurinista, que criou a Coleção Tupinambá de Moda Praia, em seguida produzida por um grupo de confecções locais selecionadas. Após lançamento da coleção no Fashion Rio, foi criada a cooperativa Pau Brasil, que passou a exportar seus produtos.

Correalização: SEBRAE/RJ.
Coordenação de Pesquisa: Márcio Werneck (Rede ICCV Brasil).

 

PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO PARK HOTEL

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Elaboração do plano de revitalização do prédio projetado pelo arquiteto Lúcio Costa, tombado pelo IPHAN/Minc. Marketing Cultural.

Coordenação: Instituto César Guinle.
Parceria: SEBRAE/RJ.

PLANO DE MARKETING CULTURAL PARA O MERCADO DE PEIXE SÃO PEDRO

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Pesquisa histórica, de mercado e de opinião para elaboração de um Plano de Marketing Cultural para revitalização do Mercado – uma referência turística e gastronômica – e montagem de estratégias de marketing, comunicação e promoção para implantá-lo.

Correalização: SENAC, SEBRAE/RJ e Associação do Mercado São Pedro.

POLOS TURÍSTICOS-CULTURAIS E GASTRONÔMICOS

Pesquisa de oportunidades locais. Realização de seminário. Elaboração do Plano de Desenvolvimento do Polo, lançado de forma inédita, ao ar livre, na praça principal do Centro Histórico de Ilhéus (nov/2008).

Capacitação dos gestores locais para a viabilização do Plano. Conclusão do inventário de 180 atrativos de turismo cultural da região. Palestra no Seminário para o Desenvolvimento do Turismo Cultural em Canavieiras, em junho de 2010.

Correalização: SEBRAE/BA.
Parcerias: Prefeituras, entidades e agentes locais.

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Criação e implantação do Polo, que envolve áreas de turismo, cultura, gastronomia, moda, meio ambiente, esporte e lazer. Concepção do projeto. Elaboração do Estatuto da Associação Polo Turístico de São Conrado, oficializado em 30/06/2008 pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Montagem do Plano de Ação do Polo, lançado no dia 17 de julho no Hotel Intercontinental, com a presença de 400 pessoas. Consultoria permanente ao Polo.

Correalização: Amasco – Associação de Moradores de São Conrado, empresários e entidades do bairro.
Parcerias: Secretaria Especial de Turismo, Riotur e Prefeitura do Rio de Janeiro.

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Elaboração do Plano de Desenvolvimento do Polo. Capacitação dos agentes locais para implantação do Plano. Palestra para investidores potenciais. Consultoria para o desenvolvimento dos projetos decorrentes do Plano. Realização do Festival Cultural de Itapuã. Coordenação de Rosa Villas Boas (Rede ICCV Brasil).

Correalização: SEBRAE/BA.
Parcerias: Secretaria de Estado de Cultura da Bahia, entidades e agentes culturais de Itapuã.

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Estudo do potencial turístico e cultural da região. Mobilização dos agentes locais para elaboração de um Plano de Desenvolvimento do Polo. Realização de seminário e capacitação para Implantação das ações e projetos decorrentes do Plano. Realização de inventário de 150 atrativos de turismo cultural da região para montagem de portal na internet.

Elaboração de quatro planos de atuação decorrentes, com a participação das comunidades locais: Corredor Cultural Pacatá, Centro Histórico de Arraial d’Ajuda, Vila de Santo André e Etnoturismo Pataxó.

Correalização: SEBRAE/BA.
Parcerias: Prefeituras da região, entidades e agentes locais.

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Diagnóstico local e identificação da potencialidade cultural e turística do município, com base na existência de 40 entidades dedicadas à capoeira e 300 terreiros de candomblé. Mobilização, sensibilização e capacitação dos mestres de capoeira para construção do Polo. Consultoria para elaboração e viabilização de projetos de vínculo com a Prefeitura.  A Prefeitura local adotou a capoeira como o grande tema cultural do município, abriu centros avançados dessa cultura e espaços de venda de produtos identificados com essa temática. Criou uma Orquestra de Berimbaus com 60 componentes e decorou a cidade com motivos inspirados na capoeira.

Correalização: SEBRAE/BA, Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e associações de capoeira do município.
Participação: Engenharia Cultural e Rosa Villas Boas (Rede ICCV Brasil).

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Pesquisa e diagnóstico das oportunidades locais. Elaboração do Perfil de Marketing Cultural. Capacitação dos agentes locais.

Correalização: SEBRAE/RJ.
Parceria: Associação Polo Gastronômico da Tijuca.

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Pesquisa e diagnóstico das oportunidades locais. Elaboração do Perfil de Marketing Cultural para o desenvolvimento do Polo.

Correalização: SEBRAE/RJ.
Parceria: Associação Polo Gastronômico de Botafogo.

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Concepção e desenvolvimento do projeto do Polo, com o objetivo de criar um roteiro de atrativos turísticos e culturais, tendo como identidade o segmento afrodescendente. Montagem de um circuito de visitação turística na ladeira do Curuzu, bairro da Liberdade.

Correalização: SEBRAE/BA.
Participação: Rosa Villas Boas (Rede ICCV Brasil).
Parcerias: Instituto Sociocultural IBASÒRÉ IYÁ e Secretaria Municipal da Reparação de Salvador.

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Apoio técnico à ACCRA – Associação dos Comerciantes do Centro do Rio Antigo, idealizadora do projeto. Pesquisa e consultoria para a construção do Polo. Coordenação de seminário com empresários locais. Articulação de parcerias, tendo como base a transformação de antiquários em casas de espetáculos ao vivo e em espaços culturais.

Promoção de eventos artísticos na Feira do Rio Antigo por meio do projeto Caravana Cultural LIGHT e realização de intervenções culturais através da Rede de Agentes Culturais Rio – RAC/RIO. Projeto e intervenções a cargo da Engenharia Cultural.

A Rua do Lavradio, atualmente, é um dos mais importantes polos de atração turística da cidade, contando com a liderança da ACCRA e o apoio de diversas instituições públicas e privadas.

Correalização: SEBRAE/RJ.
Parceria: LIGHT.

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