Pesquisa de oportunidades locais. Realização de seminário. Elaboração do Plano de Desenvolvimento do Polo, lançado de forma inédita, ao ar livre, na praça principal do Centro Histórico de Ilhéus (nov/2008).
Capacitação dos gestores locais para a viabilização do Plano. Conclusão do inventário de 180 atrativos de turismo cultural da região. Palestra no Seminário para o Desenvolvimento do Turismo Cultural em Canavieiras, em junho de 2010.
Correalização: SEBRAE/BA.
Parcerias: Prefeituras, entidades e agentes locais.
Criação e implantação do Polo, que envolve áreas de turismo, cultura, gastronomia, moda, meio ambiente, esporte e lazer. Concepção do projeto. Elaboração do Estatuto da Associação Polo Turístico de São Conrado, oficializado em 30/06/2008 pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Montagem do Plano de Ação do Polo, lançado no dia 17 de julho no Hotel Intercontinental, com a presença de 400 pessoas. Consultoria permanente ao Polo.
Correalização: Amasco – Associação de Moradores de São Conrado, empresários e entidades do bairro.
Parcerias: Secretaria Especial de Turismo, Riotur e Prefeitura do Rio de Janeiro.
Elaboração do Plano de Desenvolvimento do Polo. Capacitação dos agentes locais para implantação do Plano. Palestra para investidores potenciais. Consultoria para o desenvolvimento dos projetos decorrentes do Plano. Realização do Festival Cultural de Itapuã. Coordenação de Rosa Villas Boas (Rede ICCV Brasil).
Correalização: SEBRAE/BA.
Parcerias: Secretaria de Estado de Cultura da Bahia, entidades e agentes culturais de Itapuã.
Estudo do potencial turístico e cultural da região. Mobilização dos agentes locais para elaboração de um Plano de Desenvolvimento do Polo. Realização de seminário e capacitação para Implantação das ações e projetos decorrentes do Plano. Realização de inventário de 150 atrativos de turismo cultural da região para montagem de portal na internet.
Elaboração de quatro planos de atuação decorrentes, com a participação das comunidades locais: Corredor Cultural Pacatá, Centro Histórico de Arraial d’Ajuda, Vila de Santo André e Etnoturismo Pataxó.
Correalização: SEBRAE/BA.
Parcerias: Prefeituras da região, entidades e agentes locais.
Diagnóstico local e identificação da potencialidade cultural e turística do município, com base na existência de 40 entidades dedicadas à capoeira e 300 terreiros de candomblé. Mobilização, sensibilização e capacitação dos mestres de capoeira para construção do Polo. Consultoria para elaboração e viabilização de projetos de vínculo com a Prefeitura. A Prefeitura local adotou a capoeira como o grande tema cultural do município, abriu centros avançados dessa cultura e espaços de venda de produtos identificados com essa temática. Criou uma Orquestra de Berimbaus com 60 componentes e decorou a cidade com motivos inspirados na capoeira.
Correalização: SEBRAE/BA, Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e associações de capoeira do município.
Participação: Engenharia Cultural e Rosa Villas Boas (Rede ICCV Brasil).
Pesquisa e diagnóstico das oportunidades locais. Elaboração do Perfil de Marketing Cultural. Capacitação dos agentes locais.
Correalização: SEBRAE/RJ.
Parceria: Associação Polo Gastronômico da Tijuca.
Pesquisa e diagnóstico das oportunidades locais. Elaboração do Perfil de Marketing Cultural para o desenvolvimento do Polo.
Correalização: SEBRAE/RJ.
Parceria: Associação Polo Gastronômico de Botafogo.
Concepção e desenvolvimento do projeto do Polo, com o objetivo de criar um roteiro de atrativos turísticos e culturais, tendo como identidade o segmento afrodescendente. Montagem de um circuito de visitação turística na ladeira do Curuzu, bairro da Liberdade.
Correalização: SEBRAE/BA.
Participação: Rosa Villas Boas (Rede ICCV Brasil).
Parcerias: Instituto Sociocultural IBASÒRÉ IYÁ e Secretaria Municipal da Reparação de Salvador.
Apoio técnico à ACCRA – Associação dos Comerciantes do Centro do Rio Antigo, idealizadora do projeto. Pesquisa e consultoria para a construção do Polo. Coordenação de seminário com empresários locais. Articulação de parcerias, tendo como base a transformação de antiquários em casas de espetáculos ao vivo e em espaços culturais.
Promoção de eventos artísticos na Feira do Rio Antigo por meio do projeto Caravana Cultural LIGHT e realização de intervenções culturais através da Rede de Agentes Culturais Rio – RAC/RIO. Projeto e intervenções a cargo da Engenharia Cultural.
A Rua do Lavradio, atualmente, é um dos mais importantes polos de atração turística da cidade, contando com a liderança da ACCRA e o apoio de diversas instituições públicas e privadas.
Correalização: SEBRAE/RJ.
Parceria: LIGHT.