SESI CIDADANIA-EMPREENDEDORISMO CULTURAL

| Cursos|

O braço cultural do Programa SESI Cidadania, do Sistema Firjan, ampliou sua atuação para contemplar, também, o empreendedorismo e a empregabilidade nas ações que promove. A intenção é aumentar as chances de sucesso dos participantes das atividades no mercado de trabalho. Neste processo de evolução, outra parte importante é o estabelecimento de parcerias com algumas instituições. “O desafio é encontrar um parceiro que agregue às oficinas sua expertise no setor da cultura, mas também conhecimento na área social”, conta Luciene Rocha, analista cultural do SESI Rio. O parceiro escolhido para a ‘Oficina Cultura SESI Cidadania – Empreendedorismo Cultural’ foi o Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV).

Os 30 participantes são moradores das comunidades do Alemão, Chapéu Mangueira/Babilônia, Coroa/Fallet/Fogueteiro, Escondidinho/Prazeres, Mangueira, Manguinhos, Providência, Rocinha, Santa Marta e Vidigal/Cerro Corá e foram selecionados pelo próprio SESI. Todos os jovens estão envolvidos com iniciativas culturais e sociais em áreas como dança, música, eventos, audiovisual, esportes, teatro, museus comunitários, grafite, identidade cultural e patrimônio imaterial.

A ideia não é capacitar ninguém, apenas instrumentalizamos esses empreendedores incríveis para potencializar um trabalho cada vez mais profissionalizado na produção cultural, que eles já realizam. O objetivo é trazer os produtores para um convívio nas nossas instalações, tirá-los da sala de aula tradicional e de dentro da própria comunidade, tem sido uma experiência riquíssima e altamente renovadora para todos os envolvidos.

CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!