Vale do Café: conexões e desenvolvimento

| Patrimônio Cultural e Ambiental|

Baixe o e-book agora mesmo!


  • Vassouras é uma joia do Vale do Café que brilha pelo conjunto paisagístico e urbanístico tombado e pelo patrimônio cultural imaterial, mas também pela capacidade de criar o seu futuro. Uma importante iniciativa soma-se a esse esforço coletivo de toda a região. É o projeto ‘Vale do Café: conexões e desenvolvimento’ que, entre outras ações culturais, realiza a conversão das redes aéreas de energia elétrica e telecomunicações em rede subterrânea na área da Praça Barão de Campo Belo a fim de modernizar a estrutura atual, salvaguardando os diversos bens históricos e arquitetônicos do entorno, qualificando a paisagem urbana.

A iniciativa cultural incluiu a elaboração de estudos e projetos executivos, obras civis de infraestrutura, monitoramento arqueológico com resgate de peças, ações de relacionamento com a comunidade, organização do seminário ‘Vale Pertencer’, em Conservatória e  publicação do e-book ‘Turismo e patrimônio cultural no Vale do Café: passado, presente e futuro’.

As obras civis de infraestrutura, que ocupam trechos diferentes, ocorrerão por meio de projetos culturais distintos. O projeto ‘Vale do Café: conexões e desenvolvimento’ realizou as obras civis de infraestrutura no entorno da Praça Barão de Campo Belo.

Seminário Vale Pertencer

Realizado no dia 22 de junho de 2023 em Conservatória, distrito de Valença, o seminário ‘Vale Pertencer: Educação, Patrimônio Cultural e Desenvolvimento no Vale do Café’ promoveu reflexões e proporcionou a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento sobre as potencialidades do patrimônio histórico-cultural material e imaterial da região.

 

Assista à gravação do encontro

Estudo de Sustentabilidade e Ações de Impacto para o Vale do Café

O e-book ‘Turismo e patrimônio cultural no Vale do Café: passado, presente e futuro’, realizado em parceria com a Universidade de Vassouras, tem os objetivos de conhecer e mapear o atual momento da região e seus novos equipamentos culturais, dialogar com temáticas que envolvam economia, turismo, cultura e sociedade e apresentar soluções que possam contribuir diretamente para o desenvolvimento de todo o Vale.


 

Atualizações sobre o projeto nas mídias sociais do ICCV: @institutocidadeviva | @cidadeviva.instituto.

Realização: Instituto Cultural Cidade Viva
Patrocínio:
Light e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura
Parceria Institucional: Prefeitura Municipal de Vassouras, Prefeitura Municipal de Valença
Parcerias técnicas: Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e Universidade de Vassouras
Apoio Técnico: Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico de Vassouras

CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!