Vassouras é uma joia do Vale do Café que brilha pelo conjunto paisagístico e urbanístico tombado e pelo patrimônio cultural imaterial, mas também pela capacidade de criar o seu futuro. Uma importante iniciativa soma-se a esse esforço coletivo de toda a região. É o projeto ‘Vale do Café: conexões e desenvolvimento’ que, entre outras ações culturais, realiza a conversão das redes aéreas de energia elétrica e telecomunicações em rede subterrânea na área da Praça Barão de Campo Belo a fim de modernizar a estrutura atual, salvaguardando os diversos bens históricos e arquitetônicos do entorno, qualificando a paisagem urbana.
A iniciativa cultural incluiu a elaboração de estudos e projetos executivos, obras civis de infraestrutura, monitoramento arqueológico com resgate de peças, ações de relacionamento com a comunidade, organização do seminário ‘Vale Pertencer’, em Conservatória e publicação do e-book ‘Turismo e patrimônio cultural no Vale do Café: passado, presente e futuro’.
As obras civis de infraestrutura, que ocupam trechos diferentes, ocorrerão por meio de projetos culturais distintos. O projeto ‘Vale do Café: conexões e desenvolvimento’ realizou as obras civis de infraestrutura no entorno da Praça Barão de Campo Belo.
Seminário Vale Pertencer
Realizado no dia 22 de junho de 2023 em Conservatória, distrito de Valença, o seminário ‘Vale Pertencer: Educação, Patrimônio Cultural e Desenvolvimento no Vale do Café’ promoveu reflexões e proporcionou a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento sobre as potencialidades do patrimônio histórico-cultural material e imaterial da região.
Estudo de Sustentabilidade e Ações de Impacto para o Vale do Café
O e-book ‘Turismo e patrimônio cultural no Vale do Café: passado, presente e futuro’, realizado em parceria com a Universidade de Vassouras, tem os objetivos de conhecer e mapear o atual momento da região e seus novos equipamentos culturais, dialogar com temáticas que envolvam economia, turismo, cultura e sociedade e apresentar soluções que possam contribuir diretamente para o desenvolvimento de todo o Vale.
Realização: Instituto Cultural Cidade Viva
Patrocínio: Light e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Parceria Institucional: Prefeitura Municipal de Vassouras, Prefeitura Municipal de Valença Parcerias técnicas: Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e Universidade de Vassouras Apoio Técnico: Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico de Vassouras
Mangaratiba – Vivências e Memória
Você já percebeu o quanto a sua história está ligada ao local onde você nasceu, cresceu, viveu ou simplesmente passou em algum momento de sua vida? Você sabe o quanto a sua história é importante para aquele lugar? Quantas pessoas conhecem a sua história? Quantas memórias formam a memória de um lugar?
O verde do mar, o apito do trem, o sabor do peixe com banana. Mangaratiba é uma trama de sensações! Esta mostra reúne e apresenta narrativas gentilmente compartilhadas em rodas de conversas e no site vivenciasememoria.com.br que continua aberto para acolher a sua versão da história. As generosas colaborações representam fios entrelaçados. Compõem a malha da vida local, costurando a nostalgia de ontem, a realidade de hoje e a esperança em um amanhã melhor.
Nessa rede de pescador, o nó da lembrança do carnaval no clube se conecta com a festa da igreja, que se enrosca com o encontro no coreto, que desperta o gosto da bananada que adoça o duro cotidiano do caiçara e do quilombola. Toda história contada merece uma escuta atenta e sensível. E foi com esse espírito que a equipe do projeto percorreu os distritos de Mangaratiba para registrar trajetórias de vida e o vínculo afetivo das pessoas com a região. Verdadeira experiência de interesse e empatia, antídoto contra a indiferença.
A realização do projeto Vivências e Memória Mangaratiba é do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), que conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. É um privilégio valorizar e fazer parte da história dessa comunidade tão rica em culturas, particularidades e desafios pela frente.
Realização: Instituto Cultural Cidade Viva
Patrocínio: Instituto Cultural Vale Parcerias: Prefeitura Municipal de Mangaratiba e Fundação Mário Peixoto
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA CASA BARÃO DE VASSOURAS
O projeto prevê a revitalização da Casa Barão de Vassouras, localizada em Vassouras, Rio de Janeiro. Um exemplo de construção civil urbana do início do ciclo do café, que se caracteriza por assemelhar-se às fazendas, com grande frente para a rua e planta em forma de U, a edificação é muito representativa por possuir uma senzala, elemento que dificilmente se encontra em casas urbanas.
Para que se consolide o processo de revitalização, o projeto contemplará uma série de ações culturais ao longo de 30 meses de atividades, dentre elas: Programa de Educação Patrimonial; Curso de capacitação para empreendedores culturais e de capacitação para agentes turísticos locais; elaboração de mini-guia cultural; além do preparo do bem patrimonial à população como um centro cultural de grande importância e referência na região do Vale do Café, com exposição permanente, calendário de atividades culturais e um plano econômico de sustentabilidade, garantindo que o mesmo permaneça em funcionamento.
Realização: Instituto Cultural Cidade Viva
Patrocínio: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES Parcerias: Prefeitura Municipal de Vassouras
Documentos do Projeto
Contrato De Aplicação De Recursos Não Reembolsáveis – Acesse Aqui
Cópia do estatuto social atualizado do ICCV – Acesse Aqui
Lista de diretores atualizada do ICCV – Acesse Aqui
ROTAS CULTURAIS
Passear pelas ruas do Rio de Janeiro é caminhar pela rica história da cidade. Muito bem acompanhado, então, é ainda mais prazeroso se apropriar de sua cultura, aprender sobre a importância política e econômica da ex-capital federal, conhecer a diversidade arquitetônica de seus bairros, admirar seu patrimônio histórico e aproveitar sua música, gastronomia, vida boêmia e tudo mais o que há de bom na carioquice.
O projeto Rotas Culturais é composto de visitas guiadas gratuitas e de mapeamento cultural do Centro Histórico do Rio de Janeiro. A iniciativa contribui para a valorização não somente de importantes bens como construções, praças e monumentos, mas também da alma da cidade que tanto amamos ao proporcionar uma experiência coletiva, divertida e interessante. Bem carioca.
Realização: Instituto Cultural Cidade Viva
Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Bioxxi – Serviços de Esterilização e Rede Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Parcerias: HCTUR, Tiradentes Cultural, Polo Novo Rio Antigo, CRAB e Rio Eventos
*Todas as datas dos passeios podem sofrer alteração devido à previsão de chuva.
CURSO EMPREENDENDOR CULTURAL
Você vai trocar informações e aprender com quem viabiliza projetos culturais, inclusive com interface nas áreas: social, ambiental, educativa e turística há 25 anos. A sua ideia, o seu projeto será discutido com você nas aulas e em consultorias específicas. Os professores apontarão caminhos estratégicos para a viabilização de seus projetos utilizando a metodologia que denominamos “Engenharia Cultural”.
Nossa proposta é aberta a todos que atuam na área cultural e da Economia Criativa em todos os segmentos: teatro, dança, música, artes cênicas, circo, folclore, literatura, artes plásticas, preservação do patrimônio, cultura popular, gastronomia típica, tecnologia, história, turismo cultural, cultura e educação, sociocultural, meio ambiente, moda e outras. Aberto para gestores públicos e privados, dirigentes de empresas patrocinadoras, prestadores de serviço, para quem já trabalha no setor e para quem deseja entrar nesta área.
O curso vai apresentar oportunidades, que estão aí, aguardando novos projetos, mesmo em tempo de crise. Para que uma ideia se transforme em projeto é preciso planejar, pesquisar, mergulhar no seu conteúdo, enxergar adiante o potencial patrocinador, apoiador, investidor e o público beneficiado. Precisamos conhecer quem patrocina. A empresa aprendeu a pensar e a fazer. Precisa nesta nova era aprender também a sentir. “Se o projeto é um plug e o patrocinador uma tomada. Vamos aprender a fazer benjamins” – diz o instrutor Fernando Portella.
Como elaborar projetos diferenciados e negociar com as personalidades patrocinadoras através da “Teoria do Eneagrama” – uma ferramenta que multiplica por dez os nossos resultados. O professor Mário Margutti vai mergulhar na elaboração de um bom projeto identificado com o perfil do patrocinador.
Vamos percorrer todo o ciclo da produção de um projeto, etapa por etapa e apresentar 50 dicas de Engenharia Cultural. Vamos compreender a importância da montagem de uma Rede de Parcerias.
“Elaborar um bom projeto não garante uma boa execução”, afirma Zeca Barros, que vai instrumentalizar você para uma gestão vitoriosa, desde o inicio da realização até a entrega final.
Francis Miszputen irá descomplicar a elaboração e o controle de orçamento no módulo “os números humanos”, trazendo para você a tranquilidade de que o dinheiro vai durar até o final da execução e a prestação de contas deixará de ser um pesadelo.
SESI CIDADANIA-EMPREENDEDORISMO CULTURAL
O braço cultural do Programa SESI Cidadania, do Sistema Firjan, ampliou sua atuação para contemplar, também, o empreendedorismo e a empregabilidade nas ações que promove. A intenção é aumentar as chances de sucesso dos participantes das atividades no mercado de trabalho. Neste processo de evolução, outra parte importante é o estabelecimento de parcerias com algumas instituições. “O desafio é encontrar um parceiro que agregue às oficinas sua expertise no setor da cultura, mas também conhecimento na área social”, conta Luciene Rocha, analista cultural do SESI Rio. O parceiro escolhido para a ‘Oficina Cultura SESI Cidadania – Empreendedorismo Cultural’ foi o Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV).
Os 30 participantes são moradores das comunidades do Alemão, Chapéu Mangueira/Babilônia, Coroa/Fallet/Fogueteiro, Escondidinho/Prazeres, Mangueira, Manguinhos, Providência, Rocinha, Santa Marta e Vidigal/Cerro Corá e foram selecionados pelo próprio SESI. Todos os jovens estão envolvidos com iniciativas culturais e sociais em áreas como dança, música, eventos, audiovisual, esportes, teatro, museus comunitários, grafite, identidade cultural e patrimônio imaterial.
A ideia não é capacitar ninguém, apenas instrumentalizamos esses empreendedores incríveis para potencializar um trabalho cada vez mais profissionalizado na produção cultural, que eles já realizam. O objetivo é trazer os produtores para um convívio nas nossas instalações, tirá-los da sala de aula tradicional e de dentro da própria comunidade, tem sido uma experiência riquíssima e altamente renovadora para todos os envolvidos.
LAGOA RODRIGO DE FREITAS
Uma atualizada e detalhada compilação de estudos e projetos realizados com a intenção de melhorar a qualidade das águas da Lagoa, cartão-postal da Zona Sul e patrimônio físico, social e cultural do Rio de Janeiro.
Ao ler o livro – escrito com rigor técnico, mas em linguagem acessível -, você vai descobrir os motivos de ainda não ter sido encontrada uma solução viável e definitiva para o problema da poluição na Lagoa Rodrigo de Freitas e compreender o porquê da discussão ter se prolongado por todo o século XX e ainda estar em aberto.
Distribuído pela Edições de Janeiro
EXPOSIÇÃO ACHADOS DA LEOPOLDINA: ARQUEOLOGIA URBANA NA ERA DIGITAL
Uma oportunidade única para vivenciar, de forma interativa e acessível, a coleção de peças encontradas no sítio arqueológico do Matadouro Público de São Cristóvão (Matadouro Imperial) durante as obras de implantação da fábrica de aduelas (anéis de concreto) para a expansão da malha metroviária carioca. Foram achados no Canteiro da Leopoldina, na Zona Norte, tesouros arqueológicos capazes de abrir uma janela para o passado da nossa cidade. Essas preciosidades foram novamente descobertas, mas em formato virtual e multissensorial. Para que o precioso acervo fosse colocado ao alcance de todos, o formato adotado rompeu com a necessidade de expor a peça e ofereceu uma experiência mais completa mediada por recursos tecnológicos como hologramas, realidade aumentada, anáglifo (imagem com efeito tridimensional) e modelagem e impressão 3D.
Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Consórcio Linha 4 Sul Parceria: Museu Histórico Nacional (MHN)
FESTIVAL DE TEATRO DAS AGULHAS NEGRAS – FESTAN
Elaboração de projeto, gestão e produção do Festival de Teatro de Rua da Região das Agulhas Negras – Festan. Com toda programação gratuita e aberta ao público, este projeto tem grande importância para região.
Curadoria: José Leon Zylbersztajn (Rede ICCV Brasil). Apoio: Prefeitura de Quatis, Resende, Porto Real e Itatiaia. Patrocínio: Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Volkswagen Caminhões e Ônibus (2009), MAN Latin America (2010/2011/2013) e IBN – Indústrias Nucleares do Brasil (2013).
As ruas, escolas e espaços culturais se transformam em verdadeiros palcos de teatro ao ar livre, onde se apresentam grupos de diversas partes do Brasil.
Além das peças teatrais, o Festan leva também às cidades do sul do Estado, sedes do evento, várias oficinas gratuitas.
O projeto leva entretenimento e tem como proposta a geração de emprego, pois contrata mão de obra local, colaborando com o enriquecimento não apenas cultural, mas também econômico da região.
PRÊMIO RIO SOCIOCULTURAL
Criação, gestão e produção do projeto, que visa a premiar, a cada ano, dez ações socioculturais em todo o estado do Rio de Janeiro, realizadas por pessoas e instituições empreendedoras que, com poucos recursos, fazem a diferença em suas comunidades, promovendo a cidadania e a autoestima das populações locais de baixa renda. Realização de seminários de mobilização para inscrições e cerimônia de premiação com a presença de formadores de opinião.
Correalização: RIOSOLIDARIO. Patrocínio: CEG – RIO, Secretaria de Estado de Cultura RJ – Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Parcerias: SEBRAE/RJ e Teatro João Caetano (FUNARJ).
Júri de Excelência da 4º edição:
Maria Lúcia Jardim (Coordenadora do Museu da Cachaça), Elizabeth Capobianco (Gerente de Atendimento ao Cliente da CEG-Rio), Helena Beltrão (Assessora de Comunicação Institucional e Corporativa da INB – Indústrias Nucleares do Brasil) e Vânia Bonelli (Vice-Presidente do RIOSOLIDARIO).
O Prêmio Rio Sociocultural marca presença como um importante reconhecimento às ações socioculturais do estado do Rio de Janeiro e tem a certeza de contribuir para consolidar a identidade do povo fluminense.
CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!
Usamos cookies em nosso site para fornecer uma melhor experiência, lembrando suas preferências e últimas visitas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Saiba mais clicando em "Política de Privacidade"
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.